Artigos

ELEIÇÕES 2014: Cartilha da Aliança Evangélica é usada em Congregação da IPB

Escrito por Cleberson Ricardo Flois Moura.

eleicoes-2014

Águas de Lindóia (SP) – A Congregação Presbiterial em Águas de Lindóia, jurisdicionada ao Presbitério Metropolitano de Campinas, da Igreja Presbiteriana do Brasil (PMCP-IPB), iniciou uma série de reflexões sobre política a partir de uma cartilha desenvolvida pela Aliança Cristã Evangélica Brasileira. O material intitulado “Os evangélicos e a transformação social: cultura cidadã e democracia participativa” tem sido usado às quartas-feiras neste mês de setembro, ocasião em que a igreja se reúne às 19h para conversar sobre o assunto e orar pelo processo eleitoral de outubro próximo e pelas necessidades do país.

“Temos consciência de que representamos uma gota no oceano, mas queremos fazer nossa parte, ou seja, conversar com a igreja sobre a importância do voto consciente e comprometido com mudanças pontuais na perspectiva da cidadania cristã”, diz o reverendo Cleberson Ricardo Flois Moura, pastor da comunidade. “De forma alguma queremos interferir na escolha das pessoas, indicando este ou aquele candidato. Definitivamente não é esta a intenção. Queremos, isto sim, apontar princípios indicativos, até porque o voto é parte do direito individual.”

Redigida por Daniel de Almeida e Souza Jr., Lyndon de Araújo Santos e Maurício Amazonas, religiosos ligados à Aceb, a cartilha é dividida em três partes. Na primeira há a definição de termos como cidadania, direitos, deveres e nação, bem como um pano de fundo histórico que remonta à Grécia antiga para que se perceba as origens dos conceitos políticos. Nessa etapa do trabalho a participação no desenvolvimento democrático do Brasil de protestantes e evangélicos também foi contemplada. A segunda parte com o tema “O povo de Deus e a participação cidadã: um panorama bíblico” é subsídio oportuno para uma leitura política de fatos bíblicos. Já a terceira (“Pastoral à igreja cidadã”) preocupa-se em fomentar uma cidadania cristã, que não se restrinja a pensar na eternidade em detrimento da realidade.

“A cartilha é ótima, e a recomendamos a todas as igrejas verdadeiramente comprometidas com sua relevância. Igreja que não interfere em sua realidade, que não abre os olhos do povo e o incentiva a se engajar por mudanças – inclusive políticas – não sinaliza em seu contexto a presença do reino de Deus”, finaliza o pastor, que recebeu o material das mãos do reverendo Wilson Costa, membro do Conselho Gestor da Aliança Cristã Evangélica Brasileira e um dos editores do texto final.

A cartilha está disponível nas versões impressa e digital, gratuitamente. Para

mais informações acesse: www.aliancaevangelica.org.br/cartilhacidada2014 .

//////////////////////////////////////

Assessoria de Comunicação
Cleberson Ricardo Flois Moura – Mtb 44952/SP
(19) 98184-0413 (Tim)