Artigos

31 de outubro: Dia da Reforma Protestante

Escrito por Cleberson Ricardo Flois Moura.

95-tesis-martin-lutero“... edificarei a minha igreja...”

As palavras acima são de Jesus. Foram extraídas do conhecido diálogo entre ele e Pedro (Mt 16.16-19). Tão importante quanto discutir as questões envolvidas nesta narrativa – e a narrativa suscita discussões acaloradas, sobretudo entre católicos romanos e reformados ou protestantes – é destacar que quem edifica a igreja é o próprio Cristo. Ele é o agente principal. Nós somos vocacionados, isto é, chamados a participar do processo com nossos dons e talentos. Já imaginou se todo o peso estivesse sobre nós? A igreja, certamente, não teria durado tanto tempo.

Mas dizer que Jesus é o agente principal é pouco. Ele também é o sólido fundamento (1Co 2.11) e a cabeça (Ef 5.23). Nós, o corpo dele (1Co 12.27).

Neste mês em que comemoramos a Reforma Protestante do século XVI (dia 31), da qual somos herdeiros diretos, que possamos nos deixar levar pelo próprio Cristo, para que ele nos conduza no cumprimento do nosso papel histórico, à semelhança de valorosos homens e mulheres do passado. O dele já está feito.

Rev. Cleberson Ricardo Flois Moura